No dia 05/04, eu postei aqui uma matéria sobre a origem do Petróleo, o texto explica que o Petróleo pode não ter origem fóssil, como todos nós sempre ouvimos.
Essa citada teoria, que diz que o Petróleo é originário de reações físico-quimicas na camada superior do manto terrestre, acaba de ganhar mais dois importantes reforços.
Primeiro um grupo de cientistas da Universidade da California, que é o maior centro de pesquisas do mundo na área de origem abiogênica (de nenhum ser vivo) do petróleo, acaba de divulgar os resultados de uma pesquisa que comprova que não só o Petróleo, mas como também o Gás Natural e até o Carvão Mineral, podem realmente ser gerados sob a crosta terrestre, nas camadas superiores do manto.
O trabalho mostra que nas condições de pressão e temperatura nessa região do nosso planeta, o material pelo qual é composto o manto, pode realmente sintetizar hidrocarburetos complexos. O petroleo, gás e carvão, são compostos por esses hidrocarburetos, portanto, pode-se dizer que, de acordo com o trabalho do pessoal da califórnia,
É perfeitamente factível a geração de petróleo de forma abiogênica sob a crosta terrestre.
Outro trabalho revelado recentemente que reforça essa teoria, vêm da questão de que aparentemente, alguns poços de petróleo esgotados na Arábia Saudita, estão se enchendo novamente, e de baixo para cima! Ou seja, se for realmente comprovado que está "brotando" Petróleo em poços já exauridos, o pessoal que diz ele vai acabar em 20 anos vai ter um problemão! Então vamos esperar que novas pesquisas sejam feitas em breve, para verificar se realmente poços já consumidos estão se renovando em apenas algumas décadas.
Vale a pena citar que a pesquisa foi patrocinada pela Shell, o que por si só não a descredencia, pois os dados e os métodos estão disponíveis para quem quiser repetir ou contestar, constação essa que até agora não aconteceu.
Só pra lembrar, eu não concordo com o uso indiscriminado do Petróleo, por considerar que o carbono despejado pelo seu uso na atmosfera é extremamente prejudicial ao planeta, só que mesmo preferindo totalmente as fontes inertes de energia como o sol e os ventos, ainda prefiro saber realmente a verdade de como as coisas acontecem por aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário