terça-feira, 26 de abril de 2011

Brasil joga fora gás natural produzido aqui e compra da Bolívia

Já imaginou se você tivesse uma padaria, e queimasse pão para comprar da padaria do vizinho? É mais ou menos isso que o Brasil vem fazendo já há algum tempo.

Desde 1999 nós compramos gás natural da Bolívia, a um preço bem alto, sem contar as perdas da Petrobras em investimentos por lá (Aprox. US$1,5 Bilhões), que foram estatizados. E ainda que pagamos por uma cota de gás que não usamos na sua totalidade.
Agora o pior é saber que a Petrobras queimou em suas plataformas no ano de 2009, 23% de todo o gás que retirou do fundo do mar. E essa queima é aquela das chaminés mesmo, que não serve pra nada a não ser lançar gases do efeito estufa na atmosfera. Essa quantidade de gás daria para alimentar com energia elétrica toda a cidade de São Paulo. Sem contar que equivale a mais de 30% do gás importado da Bolívia naquele ano.
Hoje as queimas estão menores, mas mesmo assim circulam entre 7 e 10% do total produzido. O que que para 7m³ de gás que compramos do nosso vizinho, queimamos 1m³ a toa por aqui.
Estamos de olho, já está na hora dessa Petrobras reduzir seus custos e quem sabe, não dá pra baixar um pouco o assalto da gasolina.

Leia mais sobre: Curiosidades
                          Povo Brasileiro
                          Tecnologia
                          Informática
                          Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário