"Para cada acerto existem pelo menos dois erros: a falta e o excesso”
Hoje resolvi começar com essa frase meio filosófica, lá dos tempos de Aristóteles (antes do Oscar Niemeyer), porque é exatamente o caso da radiação, ou seria radioatividade?
"Radiação é uma forma de propagação de energia, mais precisamente falando, radiação é toda energia transmitida na forma de onda eletromagnética.Tudo e todos no universo emitem radiação, e a capacidade de transmitir essa energia, chamamos de radioatividade."
Voltando ao Aristóteles, o que eu quero dizer é que se não utilizássemos a radiação hoje, muitas doenças não seriam descobertas e tratadas e um número infinito de tecnologias, não estariam sendo utilizadas, portanto a falta de radiação no nosso mundo seria um problema. Mais o excesso causado pelo uso indevido, ou errôneo, também causa uma série de problemas! Logo, Aristóteles, mesmo não conhecendo nada de radiação, acertou de novo!
Como isso aqui não é um blog de filosofia, vamos ao que interessa. Veja a figura abaixo:
Essa figura mostra as formas de ondas eletromagnéticas existentes por ai.
Mas o que o nosso rádio, ou celular, ou a luz tem a ver com a radiação?
Tudo. Na verdade são exatamente a mesma coisa, ondas de rádio, sinal do celular, luz visível, todos são ondas eletromagnéticas, ou seja radiação.
Você sabia que todos nós emitimos radiação?
![]() |
Scanner de Temperatura (mede radiação infra-vermelha) |
Esse Scanner, utilizado para medir a temperatura das pessoas e detectar casos de febre, mede a radiação natural que todos nós emitimos em função da nossa temperatura. Quanto mais quente é um objeto ou pessoa, mais radiação ela emite. Só que esta é na faixa do infravermelho, portanto não é perigosa.
Mais o que define se ela é perigosa ou não?
A quantidade de energia transmitida. Como pode ser visto na primeira figura, quando mais energia está sendo transmitida, maior a frequência da onda, e acontece que existe um limiar, ou seja uma faixa, a partir da qual a quantidade é tão grande que pode ser considerada nociva. Esta faixa está no final da luz visível e no início do Ultra-Violeta (UVA, UVB e UVC).
A radiação não nociva (rádio, celular, infravermelho, luz, etc.) é chamada não-ionizante, por não possuir energia suficiente para alterar (ionizar) outras partículas.
Já a nociva ( Raios Ultra-violetas, Alfa, Beta e Gama), ionizantes. Essas sim são perigosos para saúde.
Mais o que a radiação ionizante causa?
Ela carrega energia suficiente para alterar propriedades das moléculas, como por exemplo o DNA e, entre outras coisas pode causar Câncer. Quanto mais energia contiver a radiação, mais moléculas de DNA ele vai alterar e portanto mais dados causar.
Alguns elementos possuem grande quantidade de energia instável em seu núcleo, e emitem a radiação nuclear, que é muito perigosa. O problema é que essa energia toda também pode ser liberada de uma única vez, na forma de bombas atômicas ou usinas nucleares. (Esse processo de liberação chamamos de Fissão Nuclear)
![]() |
Bomba atômica de Urânio |
O material utilizado como combustível, nas usinas nucleares (normalmente urânio ou plutônio), é altamente perigoso para a saúde, devido a sua emissão de radiação de altíssima energia (raios gama).
Esses raios modificam as proteínas do DNA e fazem um estrago gigantesco. Por isso toda vez que uma usina explode, como em Fukuchima, e libera na natureza esse material. Muitas pessoas podem ser contaminadas e morrer.
![]() |
Fukuchima, após a explosão |
Outras Perguntas e Respostas:
A radiação pode matar na hora?
Sim, dependendo da quantidade, muitas células são afetadas e órgãos vitais param de funcionar e a pessoa morre de falência múltipla, ou devido a tumores que se criam e espalham em horas(metástase). Mesmo que não mate na hora, existe a possibilidade de um câncer se desenvolver a longo prazo caso o nível de exposição seja suficientemente alto.
Uma pessoa pode contaminar a outra?
Sim, se você está contaminado, por meio da transferência de material pelo contato, pode contaminar outros sim. Nos casos mais graves, pessoas mortas chegaram a ser enterradas em caixão de chumbo para evitar contaminações.
A radiação se multiplica no corpo?
Não, você só terá a quantidade de radiação que receber de algum meio contaminante. Radiação não é que nem um vírus que se multiplica no corpo.
Raio X faz mal?
Pode fazer mal sim, afinal as partículas de raio X, são ionizantes e portanto podem alterar o DNA, mais o nível é pequeno, e portanto a princípio, não existe problema nenhum em “fazer uma chapa” de vez em quando. Afinal o dano de não saber se está com o osso quebrado, ou como está o pulmão ou outro órgão, pode ser muito mais letal.
Por que o sol causa câncer de pele?
Por causa dos raios ultravioletas que estão na faixa dos ionizantes (que alteram o DNA), embora a energia dos raios UV, seja relativamente baixa. Ao longo dos anos pode fazer muito mal, portanto cuide-se!
A radiação pode fazer bem?
Sim, radioterapia é um exemplo, que usa radiação para destruir células de câncer. Mais existem outros exemplos, como o próprio raio X já citado.
Você sente que está sendo contaminado?
Não, a contaminação é a assintomática (sem sintomas), a única maneira de detectar se existe radiação ou não em algum lugar é por meio de medidores, como o medidor de Geiger. Se você quiser comprar um, não sai por menos de 1000 reais, tem quem diga que dá pra fazer em casa, e até dá a título de experiência, mais você vai conseguir uma boa precisão e precisa entender um pouco de eletrônica.
![]() |
Medidor (ou contador) de Geiger |
Até mais ver,
leia também:Como medir a distância da Terra à Lua
Nenhum comentário:
Postar um comentário