segunda-feira, 15 de abril de 2013

Por que estudar o inútil?

Quem nunca se deparou alguma vez com alguma situação na escola, onde estava de frente para um assunto e veio a pergunta na mente (e muitas vezes à boca): Pra que vou usar isso !??? E a resposta sempre a mesma: Pra passar de ano...




O fato é que a maioria das coisas que estudamos, não servirá diretamente para nenhuma aplicação prática a não ser passar de ano. Mas então, pra que estudar isso?

Eu poderia falar aqui que estudar por si só já traz benefícios icomensuráveis para nossa vida! Além de passarmos de ano, e descobrirmos o significado de incomensurável, colocamos a nossa cabeça para funcionar e vamos crescendo em conhecimento. E mesmo não usando muitas vezes diretamente uma boa parte desse conhecimento, ele vai fazer a diferença na sua vida tanto profissional, quanto pessoalmente. Mas hoje vou me ater a um outro motivo pra você estudar, esmiuçar, se aprofundar, enfim, descobrir novas coisas inúteis... Elas podem não ser tão inúteis assim!!!

Vou dar alguns exemplos disso:

Os números primos, foram estudados a rodo, pra não dizer até a exaustão, por Pitágoras e sua gangue lá na Grécia antiga. Esse povo todo escreveu  páginas e mais páginas, livros e mais livros, sobre teoria dos números... Eles tentavam a todo custo, criar e caracterizar propriedades dos números, eles descreveram uma classe de números chamados de PRIMOS, que seriam o conjunto de todos os números divisíveis somente por um e por eles mesmo.
E para que que isso servia? Pra nada! simplesmente os números primos assim como muitos outros descrevidos por Pitágoras não lá muita utilidade, até que... Até que na década de setenta, uma galera do MIT usou os números primos para criar o sistema de criptografia mais prático e confiável já criado, e que é usado até hoje na troca de informações confiáveis pela internet.! Ou seja, se Pitágoras não tivesse perdido tempo estudando o inútil, você não teria como usar o seu internet banking hoje.



Conta-se que certa vez na 3M, alguém inventou uma cola que não colava... Claro que o inventor não conseguiu achar utilidade para aquele invento, que ficou arquivado por um bom tempo até que outro inventor de lá, ao pesquisar inventos inúteis teve uma idéia de passar aquela cola em um pedaço de papel e nasceu então uma das invenções mais lucrativas dos caras: O POST IT







E se o inventor da cola que não colava tivesse desistido dos estudos ao achar que seu invento não servia pra nada? Eu teria de achar outro jeito de deixar recados no meu monitor no trabalho...

Resumindo: Aquilo que a gente acha que é inútil, pode na verdade ser extremamente útil para resolver nossos problemas num futuro talvez próximo, ou quem sabe para resolver a vida de alguém que está se matando em algum problema, para o qual você encontrou a solução e nem imagina!!! Estudar faz bem pra você, pra sociedade e pode te ajudar a mudar o mundo !!!!

Portanto estude, estude e estude... você só tem a ganhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário