terça-feira, 19 de abril de 2011

A energia eólica no Brasil

O mundo está vivendo uma polêmica, devido a geração de energia por meios nucleares.
As usinas nucleares podem gerar uma grande quantidade de energia, em um pequeno espaço, sem usar quase nada de recursos naturais. Mas então, qual é a polêmica?

Como diria a nossa “presidenta”:
"O problema é justamente quando ocorrem problemas."
(Não me diga!)


Brincadeiras a parte, o combustível das usinas nucleares é radioativo, mortal e mesmo com todas as medidas de segurança, ocorrem acidentes, e normalmente esses acidentes são extremamente danosos para a população.
Há de se considerar também, que nós estamos utilizando mais energia a cada dia que passa. E não é em todo lugar do mundo que existem rios suficientes para a geração como aqui no Brasil. Sem contar que as usinas elétricas, inundam grandes áreas, afetando toda a população ribeirinha.

Mas então, o que fazer? 
A solução na verdade é simples. Investir em fontes realmente limpas e renováveis de energia
Dessas fontes, podemos destacar duas: Solar e eólica.
Hoje vou falar um pouco as usinas eólicas, que na verdade são de longe as minhas preferidas.
Veja por que?
  • A energia é totalmente limpa ( Não polui em nada o meio ambiente)
  • Os geradores podem ser instalados em áreas não utilizadas, como dentro do mar.
    Parque eólico no mar

  • As áreas, onde estão instalados os geradores, podem ser utilizadas para agricultura, ou seja, você não perde totalmente a área da usina.
  • Em questão de custos, é a fonte de energia limpa mais barata. Muito mais barata do que energia solar, por exemplo.

No Brasil, atualmente são gerados mais de 900 MW, por meio de energia eólica. O que representa quase 1% de toda a nossa capacidade energética. Ainda é pouco, mais está aumentando, e muito. Principalmente com a entrada nesse mercado de grandes grupos, tantos brasileiros como internacionais. Segundo a Folha vai se investir até 2013, 25 Bilhões de reais em parques eólicos, o que representa aproximadamente o custo da copa do mundo!
"Ao que tudo indica as empresas acordaram para essa fonte de energia, e descobriram que dá pra ganhar dinheiro com ela."
Pela Combi, dá pra ter uma idéia do tamanho de cada torre

E onde podem ser instalados parques eólicos?
Bom, baseado em amplos estudos sobre o assunto, cheguei a conclusão de que os parques eólicos, podem ser instalados, onde se tem vento...! (Profundo não é!)
Sim esta frase obviamente está correta, mas para se justificar a instalação dos parques, que são caros, tem que se ter muito vento. No mapa, as áreas pretas, são as ideais para grandes parques eólicos, embora possa se construir também nas áreas vermelhas.

Até 2013 serão mais de 160 parques eólicos no nosso país. Sendo a grande maioria no Rio Grande do Norte e Interior da Bahia.

                      Como somos monitorados na Internet
                     IPad será "produzido" no Brasil?
                     O que dá pra fazer com o dinheiro do Trem-Bala
                     Como medir a distância da Terra à Lua 

Obrigado por ler,

3 comentários:

  1. Cara concordo contigo em tudo, porém em relação a "descartar" as usinas nucleares acho que não é bem assim, pois acho melhor construir uma usina nucleur no meio da Amazonia do que inundar muitois quilômetros de terras como na contrução da usina de Belo Monte!
    Ai vai um link para quem quiser saber mais sobre a usina de Belo Monte.
    http://www.youtube.com/watch?v=Z0eCshTvJ9g

    ResponderExcluir
  2. O video a cima quase me convenceu que a usina é um bom negócio, mas assistam o video abaixo, pois ainda a muito oq discutir e esclarecer.
    http://www.youtube.com/watch?v=4k0X1bHjf3E&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  3. Então João Paulo, eu pessoalmente não sou contra a energia nuclear, e acho ela muito promissora, principalmente com a idéia de micro-usinas nucleares em locais de difícil acesso que poderiam alimentar pequenos sistemas por décadas, sem interferência externa. Já quanto as hidroelétricas, a energia é limpa e barata. O problema são claro as inundações.
    Mesmo não sendo contra essas outras formas de energia. Eu sou muito mais a favor da Eólica por todos os motivos que citei no artigo.

    Quem sabe em breve eu escrevo um artigo sobre a energia nuclear, e as tecnologias promissoras que estão sendo estudadas com seu uso.

    ResponderExcluir