quarta-feira, 27 de abril de 2011

Como vivem os camelos

Eu já vi muitas histórias de adaptação na natureza, mas pra mim o camelo é um dos melhores exemplos  de como a vida pode se adaptar a situações extremas.
O animal vive no deserto, e seu corpo tem uma série de sistemas e artifícios para se manter funcionando por dias, em um ambiente totalmente ostil a vida, sem nenhuma fonte de água ou alimento.

Só para você ter uma ideia, um camelo pode:
  • Andar até 150km em um dia, carregando 180kg no lombo;
  • Beber 100 litros de água em 10 minutos; (quando encontra um oásis é festa!)
  • Ficar até 8 dias sem beber água, sendo que neste período ele perderia 40% da água do corpo, e até 35% do seu peso sem afetar sua saúde, se recuperando rapidamente ao encontrar um oasis. (Se um ser humano perder 12% da água do seu corpo é caixão na hora)
  • As corcovas do camelo, não contêm água como muitos falam, mas são um depósito de gordura e podem chegar a pesar mais de 35kg. Em caso de falta de alimento, o animal consegue facilmente utilizar aquela reserva para sobreviver por um bom período. E encontrando comida, a reserva é refeita rapidamente.
Curiosidades:

Camelos têm duas corcovas e predominam na Ásia central, enquanto os dromedários possuem apenas uma corcova e são mais comuns na África e Arábia.

No Brasil tem um maluco que importou dromedários, que estão na sua pousada nas dunas do Ceará.

O boi da raça Zebu, originário da Índia, tem uma corcunda muito parecida com a dos camelos, pois também é uma reserva de gordura. A corcunda do boi é vendida como Cupim, e por isso que o Cupim é tão gorduroso.

Os parentes mais próximos dos camelos são a ilhama, a alpaca, o guanaco e a vicunha, todos vivem nas regiões altas da América do Sul

Vou explicar alguns dos dispositivos maravilhosos que fazem do camelo uma máquina de sobrevivência:

O camelo é um animal fabuloso, no quesito economia de água. A temperatura normal do animal é de 35° porém sua temperatura pode subir para até 40° sem nenhum problema, e sem que ele precise suar para esfriar o corpo. Ainda no quesito água, nas narinas do animal, tem um sistema que absorve a umidade vinda dos seus pulmões não deixando que a água escape para o ambiente.
Os pêlos do camelo, tem uma configuração que protegem a pela da area, mas deixa passar o ar com facilidade, falicitando a troca de energia. Os pelos ainda podem crescer e ficar enormes em períodos frios, caindo novamente no verão.
Os olhos do camelo possuem 3 pálpebras, que protegem os olhos do sol forte do deserto, e fazem com que ele ande sempre de cabeça erguida. (É como se você tivesse que viver com os olhos parcialmente fechados, você andaria com a cabeça sempre erguida para conseguir enxergar)

 O camelo come de tudo, tudo mesmo. Se bobear ele vai comer seus sapatos, sua barraca e até sua roupa.
As tribos do deserto, utilizam o camelo como fonte de leite, carne e o seu estrume é utilizado como lenha. Alguns grupos fazem chigarros com bosta seca do bicho. (E o efeito é bem maluco)
Há também alguns que usam a urina do camelo como remédio no tratamento de problemas capilares, o litro custa algo em torno de 4 reais, e é vendido para "salões de beleza"

Existe até uma piada dizendo que no deserto se come carne de burro assada sobre bosta de camelo
(que apesar da piada é verdade...)


Leia mais sobre: Curiosidades
                          Matemática
                          Tecnologia
                          Informática
                          Ciência

Um comentário: