segunda-feira, 2 de maio de 2011

Os supercelulares estão chegando!

Eu acho que a maioria dos meus leitores vai se lembrar do Nokia 5125, que foi o primeiro celular a trazer a super inovação de mandar mensagens de texto sms. E pensar que fazem só pouco mais de 10 anos que ele foi lançado.
Se você que tem um celular potente, acredite, seus conceitos vão mudar até o final do ano. Devido a grande concorrência neste mercado, as empresas estão investindo cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento, e a cada dia as coisas estão evoluindo de maneira assustadora.

 Só a Nokia por exemplo, investiu US$3,2 Bilhões no ano passado em desenvolvimento de novas tecnologias.
A primeira vítima com certeza será a câmera digital, pois já temos hoje celulares como o N8, com câmera de 12MegaPixels e uma excelente qualidade de foto, que não deixa a desejar a nenhuma câmera amadora. 
Nokia N8, com câmera de 12Mega
Quem também pode sofrer, embora que menos que as câmeras e filmadoras, são os NoteBooks. Claro que para o trabalho do dia a dia, o celular ainda está longe de ser o aparelho ideal, mas para ler e-mails, realizar pagamentos e outras transações, acessar redes sociais e vídeos, entre outras tarefas, os celulares deverão subistituir totalmente os Notebooks em breve.

Logo você verá por ai, celulares com câmera e tela 3D, processadores de vários núcleos que se equiparam a computadores desktop comuns, sem contar os a prova de "tudo", que suportam água, choques e cujas telas não riscam com praticamente nada que seja do seu cotidiano, como chaves e moedas nos bolsos ou a poeira na tela.
LG Optimus, que possui câmera 3D

Motorola Defy, resistente a "tudo"

A verdade é que muitas dessas tecnologias já estão disponíveis a algum tempo, e o que "empaca" a evolução dos aparelhos, é o consumo de energia. Para desespero de todos os fabricantes, ninguém consegue melhorar as baterias no mesmo ritmo que as outras coisas evoluem, e como nenhum usuário está afim de voltar aos tempos do primeiro Motorola, cuja bateria durava incríveis 12 horas, muitas inovações deixam de ser lançadas, por consumir muita energia.
A Apple que se cuide, pois parece que finalmente estão chegando concorrentes a altura do tão badalado IPhone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário