quinta-feira, 16 de junho de 2016

5 Características de um bom líder


Habilidade para relações interpessoais

a Falta de habilidade para lidar com as pessoas da equipe é a maior causa de demissões de pessoas que ocupam cargos de liderança.
Ter sensibilidade, saber ouvir, prestar atenção dos desejos e anseios, enfim, gostar de interagir com pessoas, e ajudá-las nas suas necessidades e anseios, são características que mostram essa habilidade.

Saber lidar com a autoridade

A capacidade de fazer as pessoas obedecerem as suas ordens, é sempre uma característica marcante dos grandes líderes.
O resultado de uma conversa com um bom líder e que quando você se dá por conta, já está obedecendo aquela ordem que você jurava que não ia executar, e ainda agora mudou de ideia e pensa que é a melhor coisa que podia ser feita.

Porém para o líder essa autoridade é uma grande responsabilidade, pois as vezes vai ser necessário tomar medidas impopulares, desagradáveis e que surtirão efeitos pesados na equipe. Todo líder deve saber fazer o que tem que ser feito, e arcar com as consequências dos seus atos, assumindo a responsabilidade por eles.



Demonstrar conhecimento técnico sobre o assunto

É muito mais fácil convencer alguém sobre algo, quando você tem conhecimento técnico no assunto.
Portanto é indispensável para um bom líder, conhecer a área que ele lidera, de forma que ele possa persuadir tecnicamente os liderados. O líder precisa ter profundidade no assunto tratado e ter certeza e confiança nas informações que está passando. Não há nada pior do que o líder usar argumentos altamente questionais, para tentar convencer os liderados. Se isso acontecer você será questionado, e poderá ser tentado a se impor pela força, deixando de ser líder e se tornando simplesmente um chefe.
Falta de conhecimento técnico, normalmente cria chefes e não líderes.

Ter capacidade de se auto-motivar, para conseguir motivar os outros

Todos nós precisamos de apoio de motivação, normalmente os liderados da sua equipe, precisarão que você os dê isso. Porém, você também precisa, e possivelmente terá que autogerar.

Uma boa forma de se conseguir trabalhar sempre motivado é ter metas e objetivos, claros. E de preferência, diários. As metas diárias te motivam a sempre alcançá-las, pois é muito prazeroso alcançar alguma meta ou objetivo. Saber traçar metas e entregáveis, de curto período de cumprimento, para seus liderados é fundamental na motivação da equipe.

Você precisa agir como uma espécie de dínamo, capaz de gerar energia interior, para as suas atividades.

Conseguir se comunicar adequadamente com todos

Algumas características suas na hora de se comunicar, normalmente são mais determinantes para o sucesso da comunicação do que o conteúdo em si. A Simpatia (sorriso no rosto, tom de voz adequado, disposição para com as pessoas, etc.), uso de linguagem clara e adequada ao público alvo, evitar interromper alguém quando este está falando, fazer boas perguntas e ouvir atentamente as respostas, se referir as pessoas pelo seu nome, olhar para as pessoas quando você fala com elas, usar gestos adequados, colocar-se no lugar do outro, ser humilde, não brigar só para mostrar que tem razão e verificar se a pessoa realmente entendeu, podem ser determinantes para que a sua comunicação tenha o sucesso esperado por você, e produza o resultado na equipe.


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