segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pessoas que atraem metais com o corpo, é possível?

Está virando uma febre mundial, praticamente toda semana aparece alguém em algum lugar do mundo que diz ter poderer magnéticos, e que aparecem com um montão de peças metálicas estranhamente ligadas ao seu corpo.
Agora será que é mesmo possível que alguma dessas pessoas realmente tenham poderes magnéticos? Ou como eles dizem, poderes para gerar um forte campo magnético ao seu redor?

Esse tal fenômeno magnético tem todo um lado místico envolvido, só que não existe nenhum tipo de comprovação cientítica de que o corpo humano possa gerar um campo magnético para atrair metais. E todos os indícios levam a crer que os objetos que ficam grudados no corpo dessas pessoas, não o fazem por nenhum magnetismo, e eu vou explicar o por que de chegar a essa conclusão:
Primeiro pelo fato de todos os que eu vi, terem que tirar a camisa para que seus "poderes magnéticos" se manifestem. Ora, mais o magnetismo funcionaria mesmo por cima de uma pequena camada de roupa pois o magnetismo só tem a ver com a distância entre os objetos e não se há alguma coisa entre eles. Então como pode uma pessoa com o tal magnetismo sustentar um peso de 10kg no corpo sem camisa e não conseguir segurar nem 10 gramas com camisa?
Segundo, normalmente você vai ver pessoas com nenhum tipo de pelo na área onde os metais ficam "grudados", só que os pelos não poderiam interferir se fosse magnetismo.
Terceiro, os metais só grudam em áreas do corpo que estão na perpendicular ou até inclinadas para traz, veja abaixo:
Esse homem está com uma placa de 42kg grudada no seu corpo, agora eu queria ver ele com uma placa de 42 gramas, grudada com o seu corpo inclinado para frente, em vez de para traz.
Então qual seria a explicação para esses casos?
Simples, atrito. A pele dessas pessoas é mais lisa do que o comum, e em contato com superfícies lisas, como o metal de talheres, ou até essa placa acima, elas têm um atrito acima do esperado. Então o mais provável é que graças a esse atrito, e não ao magnetismo, é que essas peças fiquem grudadas no corpo das pessoas.
Reforçando a idéia do atrito, você vai perceber que esses "magnetos modernos", podem aderir também a louças, plásticos, ou qualquer outros materiais lisos, mesmo que não sejam magnéticos.
Quando ao misticismo envolvido, prefiro não me envolver, só afirmo que vai ser um pouco difícil encontrar qualquer um que entenda um pouco de física, que acreditará nos tais poderes místicos...

Leia as outras postagens sobre: Empresas
                                                Energias Renováveis
                                                Povo Brasileiro
                                                Informática
                                                Ciência
                                                Curiosidades

3 comentários:

  1. é, faz sentido o que você explicou!

    ResponderExcluir
  2. ate que tem sentido ,valeu pela informaçao

    ResponderExcluir
  3. não, não faz sentido o que vc falou, mas valeu a tentativa.

    ResponderExcluir