sexta-feira, 15 de abril de 2011

Radiação, o que é e o que causa.

"Para cada acerto existem pelo menos dois erros: a falta e o excesso”

Hoje resolvi começar com essa frase meio filosófica, lá dos tempos de Aristóteles (antes do Oscar Niemeyer), porque é exatamente o caso da radiação, ou seria radioatividade?

"Radiação é uma forma de propagação de energia, mais precisamente falando, radiação é toda energia transmitida na forma de onda eletromagnética.Tudo e todos no universo emitem radiação, e a capacidade de transmitir essa energia, chamamos de radioatividade."


Voltando ao Aristóteles, o que eu quero dizer é que se não utilizássemos a radiação hoje, muitas doenças não seriam descobertas e tratadas e um número infinito de tecnologias, não estariam sendo utilizadas, portanto a falta de radiação no nosso mundo seria um problema. Mais o excesso causado pelo uso indevido, ou errôneo, também causa uma série de problemas! Logo, Aristóteles, mesmo não conhecendo nada de radiação, acertou de novo!


Como isso aqui não é um blog de filosofia, vamos ao que interessa. Veja a figura abaixo:



Essa figura mostra as formas de ondas eletromagnéticas existentes por ai. 
Mas o que o nosso rádio, ou celular, ou a luz tem a ver com a radiação?
Tudo. Na verdade são exatamente a mesma coisa, ondas de rádio, sinal do celular, luz visível, todos são ondas eletromagnéticas, ou seja radiação.

Você sabia que todos nós emitimos radiação?

Scanner de Temperatura (mede radiação infra-vermelha)

Esse Scanner, utilizado para medir a temperatura das pessoas e detectar casos de febre, mede a radiação natural que todos nós emitimos em função da nossa temperatura. Quanto mais quente é um objeto ou pessoa, mais radiação ela emite. Só que esta é na faixa do infravermelho, portanto não é perigosa.

Mais o que define se ela é perigosa ou não?
A quantidade de energia transmitida. Como pode ser visto na primeira figura, quando mais energia está sendo transmitida, maior a frequência da onda, e acontece que existe um limiar, ou seja uma faixa,  a partir da qual a quantidade é tão grande que pode ser considerada nociva. Esta faixa está no final da luz visível e no início do Ultra-Violeta (UVA, UVB e UVC).
A radiação não nociva (rádio, celular, infravermelho, luz, etc.) é chamada não-ionizante, por não possuir energia suficiente para alterar (ionizar) outras partículas.
Já a nociva ( Raios Ultra-violetas, Alfa, Beta e Gama), ionizantes. Essas sim são perigosos para saúde.

Mais o que a radiação ionizante causa?
Ela carrega energia suficiente para alterar propriedades das moléculas, como por exemplo o DNA e, entre outras coisas pode causar Câncer. Quanto mais energia contiver a radiação, mais moléculas de DNA ele vai alterar e portanto mais dados causar.

Alguns elementos possuem grande quantidade de energia instável em seu núcleo, e emitem a radiação nuclear, que é muito perigosa. O problema é que essa energia toda também pode ser liberada de uma única vez, na forma de bombas atômicas ou usinas nucleares. (Esse processo de liberação chamamos de Fissão Nuclear)
Bomba atômica de Urânio

O material utilizado como combustível, nas usinas nucleares (normalmente urânio ou plutônio), é altamente perigoso para a saúde, devido a sua emissão de radiação de altíssima energia (raios gama).
Esses raios modificam as proteínas do DNA e fazem um estrago gigantesco. Por isso toda vez que uma usina explode, como em Fukuchima, e libera na natureza esse material. Muitas pessoas podem ser contaminadas e morrer.
Fukuchima, após a explosão


Outras Perguntas e Respostas:

A radiação pode matar na hora?
Sim, dependendo da quantidade, muitas células são afetadas e órgãos vitais param de funcionar e a pessoa morre de falência múltipla, ou devido a tumores que se criam e espalham em horas(metástase). Mesmo que não mate na hora, existe a possibilidade de um câncer se desenvolver  a longo prazo caso o nível de exposição seja suficientemente alto.

Uma pessoa pode contaminar a outra?
Sim, se você está contaminado, por meio da transferência de material pelo contato, pode contaminar outros sim. Nos casos mais graves, pessoas mortas chegaram a ser enterradas em caixão de chumbo para evitar contaminações.

A radiação se multiplica no corpo?
Não, você só terá a quantidade de radiação que receber de algum meio contaminante. Radiação não é que nem um vírus que se multiplica no corpo.

Raio X faz mal?
Pode fazer mal sim, afinal as partículas de raio X, são ionizantes e portanto podem alterar o DNA, mais o nível é pequeno, e portanto a princípio, não existe problema nenhum em “fazer uma chapa” de vez em quando. Afinal o dano de não saber se está com o osso quebrado, ou como está o pulmão ou outro órgão, pode ser muito mais letal.

Por que o sol causa câncer de pele?
Por causa dos raios ultravioletas que estão na faixa dos ionizantes (que alteram o DNA), embora a energia dos raios UV, seja relativamente baixa. Ao longo dos anos pode fazer muito mal, portanto cuide-se!

A radiação pode fazer bem?
Sim, radioterapia é um exemplo, que usa radiação para destruir células de câncer. Mais existem outros exemplos, como o próprio raio X já citado.

Você sente que está sendo contaminado?
Não, a contaminação é a assintomática (sem sintomas), a única maneira de detectar se existe radiação ou não em algum lugar é por meio de medidores, como o medidor de Geiger. Se você quiser comprar um, não sai por menos de 1000 reais, tem quem diga que dá pra fazer em casa, e até dá a título de experiência, mais você vai conseguir uma boa precisão e precisa entender um pouco de eletrônica.
Medidor (ou contador) de Geiger

Até mais ver,

                  O petróleo não vai acabar!
                  Terremotos e Tsunamis, Como ocorrem.
                  O maior teorema da história
                  Google, a marca mais valiosa do mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário