terça-feira, 26 de abril de 2011

O problema da herança

Um homem estava andando no seu camelo pelo deserto, quando viu 3 jovens discutindo ao lado de um lote de camelos.
Por entre pragas e xingamentos gritavam possessos, furiosos: 
 - Não pode ser!
 - Isto é um roubo!
 - Não aceito!

O homem então se aproximou e perguntou o que estava acontecendo.


Somos irmãos – esclareceu o mais velho – e recebemos como herança esses 35 camelos. Segundo a vontade expressa de meu pai, eu o mais velho, devo receber a metade, o meu irmão Hamed uma terça parte, e ao Harim, o mais moço, deve se dar apenas a nona parte.

O problema é que a minha parte dá 17,5. A parte de Hamed dá 11,67 e a Harim, 3,89.

Nenhum de nós aceita sair perdendo e portanto não sabemos como dividir os camelos

O homem então resolveu propor o seguinte:

Eu tenho um camelo e vou dar ele para vocês, facilitando a partilha.
Agora vocês têm 36 camelos. Sendo assim para o mais velho a metade dá 18. Que é mais do que os 17,5 que você ganharia antes. 
Ótimo! Gritou o mais velho e saiu satisfeito com seus 18 camelos
Já para Hamed, o irmão do meio, a terça parte agora dá 12, sendo que antes você ganharia 11,67.
Excelente, bradou o irmão do meio e saiu com seus 12 camelos.
E você Harim, que é o mais novo, antes ganharia 3,89 e agora vai sair com 4 camelos. Portanto, também está no lucro
Sim aceito meus 4 camelos e vou embora.

O homem então conseguiu resolver o problema dos irmãos... Mas calma ai:
O primeiro irmão levou 18 camelos, o segundo 12 e o terceiro 4.
18 + 12 + 4 = 34
Antes havia 35 camelos e homem entrou com mais 1 totalizando 36. Portanto depois que os irmãos foram embora, ainda sobraram 2 camelos para o que fez a partilha!
Mas como ele conseguiu fazer com que todos os irmãos saissem com mais do que tinha antes, e mesmo assim recuperar o seu camelo de volta e ainda ganhar mais 1???

Leia mais sobre: Curiosidades
                          Matemática
                          Tecnologia
                          Informática
                          Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário