domingo, 3 de abril de 2011

Como ocorrem os terremotos e tsunamis?

Você já deve ter ouvido um monte de explicações de que as placas tectônicas colidem e então o chão começa a tremer...
Prometo que vou tentar contar essa história de um jeito um pouco diferente...

Vamos lá,
Antes dê uma olhadinha no vídeo... é só 5 segundos.



Imagine (não é a música do John Lennon), uma grande mais grande mesmo bacia cheia de água, mais a coisa tem que ser grande, tipo uma bacia do tamanho do nosso planeta ( é claro que grande é relativo), então agora vamos colocar essa bacia dentro de uma grande geladeira, tipo do tamanho do universo (viu como a bacia ficou pequena). Todo mundo sabe que o universo é bem frio (os físicos vão dizer depende onde, perto do sol é bem quente hehehe), mais vamos considerar que a nossa bacia está em uma região que não tenha nadica de nada por perto(milhões de anos luz de qualquer coisa), nessa região a temperatura do universo é de -271,15°C, isso mesmo, 271 graus negativos hehehehe, bem friosinha nossa geladeira.

Agora eu pergunto: O que vai acontecer com a água da bacia?
Muito bom pequeno flipper, ela vai congelar (Ma ma ma oê, ganhou UM MILHÃO de reais)

Pra ficar mais parecida com o nosso planeta digamos que essa bacia tem a forma de uma bola, tudo bem não existem bacias dessas por ai mais vamos imaginar...
A água começa a congelar, primeiro formando pequenos flocos de gelo na superfície, que vão se juntando até formar placas, depois de algum tempo toda a superfície da água vai estar cheia de placas mais o interior vai continuar líquido por mais um tempo (que nem em um lago congelado, que abaixo de uma camada de gelo existe água).
Se não houver muito calor interno, na água, depois de algum tempo essa camada de gelo vai aumentando, aumentado, até congelar por completo! Mais vamos analisar o momento em que somente as placas congelaram, e dentro da nossa bola a água continua líquida...

Essa é exatamente a situação do nosso planeta.

Uma grande bola de líquido muito quente (chamado de manto), mais onde uma pequeníssima casquinha ao redor congelou, e formou placas.

Acontece que como todo mundo sabe, líquido é líquido! Ele escoa, se movimenta, enfim flui pra todo lado. Portanto, aqui no nosso planeta, debaixo das placas, lá no manto líquido a coisa é bem mais animadinha, com fluxos de Magma para todo lado, criando correntes que sobem e descem, esse movimento todo do magma é chamado de corrente de convecção, E assim como uma placa de gelo no lago, se movimenta junto com a água, as placas que cobrem a terra se movimentam junto com o magma!
Portanto as placas que cobrem a terra estão o tempo todo se movimentando, em virtude do movimento abaixo delas.

Você pode se perguntar: Mais se as placas são sólidas e o manto é líquido, por que as placas não afundam?

Primeiro deixa eu dizer, ainda bem! Senão estaríamos perdidos... Mais acontece que assim como o gelo não afunda na água, as folhas não afundam na água, e o óleo não afunda na água, as placas não afundam no magma. O magma do manto é mais denso do que as placas!

No nosso planeta existem algumas dezenas de placas se movimentando a todo o tempo, são 14 principais e algumas outras menores. Veja o Mapa:




Quando as Placas se afastam, uma em relação a outra, ocorre a formação de uma fenda entre elas, por onde o magma escapa e então formam-se Vulcões e cadeias de montanhas submarinas...
Quando elas se movimentam uma contra a outra, dai ocorrem os terremotos e maremotos ou tsunamis e grandes cadeias de montanhas (As cordilheiras dos Andes e Himalaia são alguns exemplos).
Apenas para curiosidade:

Terremoto => Vem do latim Terre que quer dizer terra e moto que quer dizer movimento, logo movimento da terra.
Maremoto => Da mesma origem, quer dizer movimento do mar.
Tsunami => Vem do japonês e significa, “Onda do porto”.

Veja a animação a seguir:


Como você pode ver, as placas vão se movimentando uma contra a outra lentamente, ao longo dos anos, (nesse caso uma está entrando por cima da outra, o que com o tempo, pode originar cadeias de montanhas),mais devido ao atrito, a energia acumulada desse movimento, vai se acumulando, acumulando, até se romper, de uma única vez, e em poucos minutos ocorre toda a destruição dos grandes terremotos e tsunamis.

No Brasil não ocorrem grandes terremotos porque como você pode ver no mapa estamos bem no meio de uma placa tectônica, e os terremotos ocorrem, no encontro das placas, logo, bem longe daqui. Graças a Deus, não temos esse problema, e nem teremos tão cedo.

Bom espero ter sido útil, qualquer dúvida só perguntar.

Leia também: O petróleo não vai acabar!
                     Ataques a escolas, um crime de falta de amor.
                     O custo do nosso congresso!

Obrigado por ler e até a próxima!

Um comentário:

  1. É muito interessante esse assunto sobre terremotos, tsunamis e tectônica de placas. Estou fazendo uma cadeira na universidade que aborda justamente isso.
    Valeu pela postagem.

    Lene Michel =]

    ResponderExcluir