quinta-feira, 21 de abril de 2011

Como os gatos giram no ar para cair sempre de pé

A queda do gato, não parece ter nada de muito especial, a não ser que você pare para pensar um pouco...
Afinal, quando o gato está caindo, ele obviamente está totalmente solto no ar, e mesmo assim ele consegue girar para cair sempre de pé.
Girar pode ser fácil quando se está no chão, mas não é nada fácil quando não existe nenhuma superfície de apoio para você. Quer ver? tente se pendurar em uma corda e sem encostar em nada rodopiar... Você vai ver que essa tarefa será nada fácil (Um físico vai se sair melhor).

E por que a dificuldade?
A explicação está em uma grandeza chamada de momento angular, que nada mais é do que a força que faz você girar. Acontece que como tudo na física, em qualquer sistema isolado (como o gato caindo, ou você pendurado na corda), a soma dos momentos angulares sempre vai ser igual a 0. Ou seja, não haverá momento angular e portanto, não haverá giro! Mas espera ai. O gato consegue girar no ar! Como pode...

Como pode? Será que pode? 
Eu tenho uma explicação realmente maravilhosa para essa situação, mas este artigo é muito pequeno para contê-la... (brincadeira, vou explicar)

As duas afirmações estão corretas, a soma dos momentos angulares dos sistemas sempre vai ser zero, mas mesmo assim você vai conseguir girar!

Estudando a bailarina...

Veja o vídeo abaixo:
Muitos já fizeram essa experiência, quem não fez ainda (pode fazer com livros em uma cadeira de escritório dessas que giram) , conseguiu perceber que quando os pesos estão próximos do corpo ele gira mais rápido, e quando os pesos são afastados do corpo a rotação cai?

Isso nada mais é do que a manutenção do momento angular. Não vou entrar em fórmulas aqui. Pra gente por enquanto basta saber que, quanto mais longe o peso está do centro de rotação, mais lenta é essa rotação, mantendo o mesmo momento angular. As bailarinas e patinodoras usam isso nos seus shows, para girar a grandes velocidades...

Mas e o gato???
O gato usa o mesmo pricípio para girar o corpo durante a queda:
Passos da Queda do gato:
1- Primeiro o gato é solto claro;



2- Em seguida ele encolhe as patas da frente (peso mais perto do corpo, rotação maior), e estica as de traz ( peso mais longe do corpo rotação menor)

3- Agora o gato gira a parte da frente do seu corpo, só que quando ele faz isso, a parte de traz gira para o outro lado para manter a soma dos momentos igual a zero. Mas como o gato é esperto, e devido as patas da frente estarem mais perto do seu corpo do que as de traz, o giro da parte da frente é maior;

4- Nesta hora o gato inverte e estica as patas da frente, encolhendo as de traz, com isso ele consegue concluir o seu giro. Da mesma forma que fez antes, pois vai poder fazer um grande giro na parte de traz que vai causar só um pequeno giro na frente. Mesmo com o momento angular tendo permanecido zero o tempo todo, o gato consegue então ficar de pé.

Os astronautas, imitaram o gato, para conseguir girar no espaço! Veja:

Então para girar na corda você teria que:
1- Abrir as pernas o máximo que puder;
2- Virar o seu tronco;
3- Juntar as pernas e abrir um dos braços( Outro ia ficar segurando a corda);
3- Virar o seu tronco para o lado oposto.
Se conseguir fazer isso bem rápido, vai dá pra rodopiar que nem um peão!


Leia também: A Terra está se afastando do Sol
                     1001 coisas pra fazer com excremento bovino
                     O maior teorema da história
                     O petróleo não vai acabar!
                     A energia eólica no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário