quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Terra está se afastando do Sol

Isso mesmo, a Terra está se afastando gradualmente do Sol, cada dia estamos mais longe do nosso astro maior!
Mas afinal, como isso?




A descoberta foi feita em 2004, por dois astrofísicos russos, que estavam trabalhando em uma medição precisa para a Unidade Astronômica (UA), utilizada para medir distâncias planetárias. A UA, é a distância entre a Terra e o Sol e ela equivale a 149.597.870,696 km (149,6 milhões de quilômetros)

“UA é considerada como a distância MÉDIA da Terra para o Sol, já que essa distância varia entre 147 e 152 milhões de quilômetros.”

A Órbita da Terra ao redor do sol é ligeiramente elíptica, mas ligeiramente mesmo. Você vai encontrar erros em muitos livros por ai conforme abaixo:



Quando os russos fizeram suas medições em 2004, eles descobriram que a terra está se afastando do sol gradativamente, incríveis 15 centímetros por ano, isso mesmo como diria um pedreiro isso é quase 0,5 CDM (Cabo de martelo, medida de distância usada na construção civil equivale a 30 centímetros), ou 1,5 palmo (outra unidade pedreira e equivale a 20cm).

Mas na prática o que isso significa?
Nada, não vai mudar em nada a nossa vida, pelo menos por enquanto. A esse ritmo nós ficaremos 1 km mais longe do sol em 6600 anos, 1.000 km mais distântes em 6,6 milhões de anos e nossa distância até o sol, dobraria em relação a atual em 1 trilhão de anos! É acho que meus netos não vão ver isso.

Mas você sabe como são esses cientístas não é, mesmo esse afastamento não significando muita coisa, eles precisam explicá-lo para satisfazer seus egos.
A explicação ainda não é conclusiva (pra variar), mas ao que tudo indica o fenômeno se deve a um efeito de marés. Como o sol é basicamente material derretido, ou seja líquido (na verdade um fluído, mais para o lado do plasma), ele sofre com o efeito das marés. Existe maré alta e baixa no sol, e assim como as nossas marés são causadas pela lua, as de lá são causadas pela Terra.
Acontece que as marés diminuem a rotação dos astros, fazendo com que, os outros astros que giram ao seu redor, se afastem.
Pela mesma explicação a Lua também está se afastando da Terra.

Só para terminar. Se a órbita da terra é praticamente cilíndrica, porque acorrem as estações no ano?
A explicação para isso é realmente magnífica, e não tem nada a ver com a forma da órbita terrestre. Mas infelizmente, o rodapé desse artigo é muito pequeno para contê-la. (Não entendeu a piada? Leia aqui!)

Prometo escrever sobre o assunto em breve...

                            A energia eólica no Brasil
                            Radiação, o que é e o que causa
                            Como medir a distância da Terra à Lua
                            O maior teorema da história


Nenhum comentário:

Postar um comentário