sábado, 23 de abril de 2011

A energia do sol

Captar energia do sol e transformar em energia elétrica, é uma arte. E com certeza é um dos campos onde os pesquisadores mais trabalham atualmente. 
E por que? Pelo fato de que recebemos do Sol em 1 hora, a energia que consumimos em 1 ano, o sol é a única fonte que, com certeza, poderá saciar a nossa tão crescente necessidade por eletricidade. 

Existem duas maneiras de transformar a energia do sol, em eletricidade. 
A primeira delas são os paineis foto-voltaicos, que fazem a transformação direta, ou seja, quando há luz incidindo sobre eles, os mesmos fornecem corrente elétrica. Isso é extremamente interessante, os problemas ficam por conta do baixo rendimento (é preciso muita luz para pouca eletricidade), e do custo, pois um painel para alimentar as lâmpadas de uma residência normal, não sairia por menos de 1000 reais, se você mesmo instalar, e se for morador do Norte e Nordeste.

A outra forma, é mais promissora para o Brasil. Trata-se das usinas termo-solares. Onde o calor do sol, é utilizado para aquecer caldeiras, e com o vapor. os geradores são acionados. Esse segundo tipo é praticamente igual ao funcionamento de uma termo-elétrica, só que em vez de queimar, combustível, a energia vem do sol. O governo Brasileiro quer instalar, uma usina piloto desse tipo, no interior de Pernambuco, em breve.

Veja como de usar o calor do sol para aquecer líquidos e gerar energia:

Torre Central
Sistema de Torre central
Nesse sistema, uma série de espelhos, se movimentam durante o dia, de modo a fazer com que toda a luz seja refletida para um único ponto, no topo da torre. Nesse ponto, a temperatura passa fácil dos 300° e o fluido quente que lá está, movimenta dos geradores. A usina da foto abaixo tem potência de 11MW, fica na Espanha e abastece 5500 casas.
Usina Espanhola com sistema de Torre central

 Cilindros Parabólicos
cilíndros parabólicos
Nesta tecnologia, usam-se espelhos cilíndricos parabólicos para direcionar a luz do sol, de forma a esta incidir toda sobre um pequeno tubo, no meio do sistema. Neste tubo está o material que será aquecido, e posteriormente utilizado para tocar os geradores. Esse é o sistema que será adotado no Projeto piloto Brasileiro.
A maior usina solar do mundo, que está sendo instalada nos EUA, também se valerá deste princípio
Usina na Espanha, que utiliza os cilíndros parabólicos

Discos Parabólicos
Discos parabólicos
Esta tecnologia é ideal para pequenos sistemas termo-solares, pois cada conjunto de discos trabalha de forma individual, gerando sua própria energia. Neste sistema um conjunto de espelhos formam um disco, e direcionam toda a luz para um motor central, que então gera eletricidade.
Usina na Espanha (para variar)
Você pode se perguntar: Será que vale a pena construir usinas solares no Brasil?
Sim, com certeza, estudos indicam que até 2013, a energia solar já vai ter custos semelhantes aos da matriz energética Brasileira. Sem contar que as áreas utilizadas são menores dos que o lagos das usinas hidro-elétricas, e normalmente, as usinas solares são instaladas em áreas sub-utilizadas do sertão ou deserto, ambientes tão secos que não serviriam para mais nada mesmo. Já os lagos das usinas normalmente, tiram áreas de moradores, e agricultura.
Portanto a resposta é SIM. Vale Muito a pena!


Leia as outras postagens sobre: Energias Renováveis
                                                Tecnologia
                                                Povo Brasileiro
                                                Informática
                                                Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário