quinta-feira, 21 de abril de 2011

A energia das ondas

A questão energética no Mundo está passando por grandes mudanças. 
A cada dia está mais financeiramente viável, formas alternativas de geração de energia, que não poluem o meio ambiente, e nem inutilizam grandes áreas.

É fato que o nosso planeta recebe a todo momento, uma quantidade de energia gigantesca, vinda do sol. Essa energia, desencadeia uma série de eventos por aqui. Os ventos, as marés, a fotosíntese das plantas, o ciclo da água. Enfim toda a vida e a renovação so nosso planeta vem disso.

Podemos definir energia, como a capacidade de realizar qualquer tarefa. Quando você empurra uma caixa,  está utilizando a energia química que veio dos alimentos que comeu, e transformando ela em energia mecânica (de movimentação).
Energia elétrica, mudou o mundo!

Existem muitas outras formas de energia, além da química e mecânica, tanto que o homem descobriu a elétrica. Que revolucionou o mundo!

"A energia não pode ser criada nem destruida, apenas transformada"

A palavra apenas nessa frase, não se encaixa muito bem. Transformação de energia, é com certeza a maior proeza do homem, não deveria ser tratada como "apenas".

Mais importante, do que termos descoberto a energia elétrica, foi descobrir como transformar outras formas de energia em elétrica. (Qualquer forma de energia pode ser transformada e outra, a princípio)

Transformar toda essa energia que recebemos do sol, em energia elétrica e distribuir por ai, é um dos maiores desafios das atuais gerações.
Essa transformação pode ser direta (paineis fotovoltáicos), ou indireta (energia das ondas, dos ventos, ou espelhos condensadores de calor). Nos próximos dias vou falar um pouco dessas formas de geração, mas por hoje vou me reter na geração de energia elétrica por meio das ondas do mar.
As ondas do mar são criadas basicamente por 3 efeitos:
  • O sol que aquece a água do mar, e gera movimento das águas, 
  • A gravidade da Lua e do próprio sol , que causam as marés, 
  • E os ventos , que são correntes  de ar devidas também ao aquecimento do ar pelo calor do sol.
Os portuguêses têm em funcionamento, uma usina que gera energia por meio das ondas, e que alimenta 1500 casas. E eles estão ampliando o seu funcionamento para atender 150 mil casas! Veja a reportagem do JN abaixo:
Por sinal, Portugual é um exemplo a ser seguido, quando se fala de projetos de energia renovável, nossos patronos são referência mundial, ou seja, de bobos não têm nada.


Curiosidade: Lá no século XVII, Holandeses, já usavam a energia das ondas para mover moinhos, em um sistema bem engenhoso, com placas e engrenagens!

Leia as outras postagens sobre: Ciência
                                                Tecnologia
                                                Povo Brasileiro
                                                Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário