terça-feira, 5 de abril de 2011

O petróleo não vai acabar!

Com certeza você já ouviu a famosa frase, embora cada vez menos pessoas se atrevam a dizê-la:
  • O Petróleo vai acabar em 20 ou 30 anos!

Mais será mesmo?
Talvez uma das teorias mais aceitas e difundidas da atualidade é a de que o petróleo tem sua origem com o soterramento de grandes florestas no passado, ou seja, tem origem fóssil. Animais, grandes florestas terrestres e algas submarinas foram soterradas ao longo dos milhares de anos e deram origem a todo o petróleo existente hoje.

Veja o vídeo a seguir que mostra essa teoria:
Baseados nessas ideias, é fácil chegar a conclusão de que estamos usando muito mais petróleo do que a terra tem capacidade de gerar, logo, ele acabaria rapidamente com o aumento da demanda ao longo dos anos certo? TALVEZ NÃO...
Toda essa teoria apresenta uma série de problemas e dos graves veja só:

  • Não existem fenômenos geológicos que expliquem o soterramento de grandes florestas, que teriam que ser totalmente recobertas antes de sua decomposição.

  • A composição do petróleo não se altera significativamente com o aumento da profundidade dos poços, o que indica que todo o petróleo do mundo teria que ser gerado pelo mesmo tipo de floresta, independente da época de geração, o que é estranho tendo em vista a diferença total da vida em períodos geológicos diferentes;

  • E o pior, plantas e animais tem mais de 90% de água, e mesmo pegando só a parte orgânica, não tem como explicar a quantidade de petróleo já extraída até hoje, sem contar que estamos sempre descobrindo novas reservas.

Existe uma outra ideia de que o petróleo seria originário de carbono livre sedimentado nos primórdios do nosso planeta, mais a temperatura na terra era alta demais para isso.

Resumindo, existe uma possibilidade real de o petróleo ter sido gerado da decomposição de organismos vivos! Mais e dai, da onde veio todo esse ouro negro?

A outra explicação, bem menos conhecida e bem menos dramática, é que o petróleo veio da própria terra, isso mesmo, mais especificamente do manto terrestre, onde existem quantidades de carbono razoáveis, e nas condições de temperatura e pressão logo abaixo da crosta terrestre, é possível a formação dos hidrocarburetos que originam o petróleo. Ou seja, o petróleo se originou nas camadas mais profundas da terra e de alguma forma (ainda não totalmente explicada) subiu até a superfície.



Se essa teoria estiver certa, pode ter petróleo a dar com pau enterrado por ai, e pode esta sendo gerada uma quantidade ainda maior, bem abaixo dos nossos pés!

Portanto senhores dramaturgos, até que se tenha alguma certeza nessa história toda parem de falar que o Petróleo vai acabar!

A não ser que queiram dizer que o Petróleo vai acabar com mundo, por que isso sim, devido a grande poluição que ele gera.



Leia também: Como ocorrem os terremotos e tsunamis.
                     Google, a marca mais valiosa do mundo.
                     O custo do nosso congresso.

Até mais ver,

Um comentário:

  1. Comentando sobre uma das partes do texto acima:

    "...existe uma possibilidade real de o petróleo ter sido gerado da decomposição de organismos vivos!"

    A frase só tem sentido se trocar possibilidade por impossibilidade. A questão sobre a origem do petróleo ser biológica não é um problema e sim uma impossibilidade. Devemos dedicar nossos esforços na tentativa de eludcidar problemas e não impossibilidades. É importante refletir no que afirmou Sir Fred Hoyle:

    "A sugestão de que o petróleo poderia ter surgido de alguma transformação de peixes esmagados ou detritos biológicos é certamente a mais tola noção que tem sido sustentada por um substancial número de pessoas durante um largo período de tempo" Sir Fred Hoyle, Astrofísico.

    ResponderExcluir